Dia 04: galette
A medida que um novo ano se aproxima, é comum refletirmos sobre metas e resoluções. Em uma pesquisa da YouGov realizada em 2019, quase metade dos adultos nos EUA que fizeram resoluções colocou "perder peso" como prioridade. E embora eu não vá sentar aqui e agir como se manter um peso saudável não fosse importante, estou pedindo que você questione o que exatamente iniciou seu desejo de perder peso. Mas antes de se comprometer com essa meta, vale a pena fazer uma pausa e questionar: por que essa é a sua prioridade?
Peso e IMC: Uma visão limitada da saúde
O Índice de Massa Corporal (IMC) é frequentemente usado como uma métrica rápida para classificar indivíduos em categorias de peso, como "abaixo do peso", "saudável", "acima do peso" e "obesidade." No entanto, essa fórmula considera apenas peso e altura, ignorando importantes nuances como composição corporal, saúde metabólica e etc. Por exemplo, atletas com alta massa muscular podem ser classificados como "acima do peso," mesmo estando em excelente condição física.
Saúde metabólica, por outro lado, vai muito além de números na balança ou índices. Envolve como o corpo processa alimentos, regula níveis de açúcar no sangue, gerencia hormônios e utiliza energia. Fatores como saúde intestinal, condições médicas, genética e massa muscular desempenham um papel significativo na maneira como o corpo retém gordura e mantém equilíbrio.
Uma nova abordagem para as resoluções de Ano Novo
Em vez de focar em um número específico na balança ou no tamanho das roupas, que tal investir em metas que realmente promovam bem-estar? Resoluções que priorizem a saúde de maneira ampla podem ser mais satisfatórias e impactantes.
Aqui estão algumas ideias para inspirar suas resoluções de Ano Novo:
Cultive o amor-próprio e trabalhe para se aceitar incondicionalmente. Leia esse texto que escrevi sobre motivar-se por amor.
Foque no equilíbrio do açúcar no sangue, com refeições equilibradas e hábitos conscientes. Em 2025 que tal entrar pra mentoria Vida sem Diabetes? Saiba mais por whatsapp +55 61 998220051.
Adicione mais movimento à sua rotina, seja através de caminhadas, dança ou qualquer atividade que lhe traga alegria. Temos texto aqui para te ajudar!
Estabeleça uma rotina para ter um sono reparador e profundo, essencial para a regeneração e o bem-estar.
Aumente a ingestão de frutas e vegetais, priorizando alimentos frescos e nutritivos.
Beba mais água ao longo do dia, garantindo hidratação adequada.
Explore fatores metabólicos como equilíbrio hormonal, saúde intestinal e genética para entender melhor o seu corpo.
Encare a saúde com compaixão e cuidado
Se suas resoluções no passado foram centradas em perder peso, talvez seja hora de uma mudança de perspectiva. Encare sua saúde de forma mais ampla, priorizando o bem-estar integral e práticas que promovam energia, equilíbrio e felicidade.
O peso é apenas um reflexo de vários fatores que influenciam seu corpo, mas não define quem você é ou quão saudável você está. Focar em hábitos sustentáveis e conscientes, como alimentação nutritiva, movimentação regular e sono de qualidade, pode trazer benefícios muito maiores e duradouros.
Comece 2025 com metas que valorizem o cuidado com você mesmo, que venham de um lugar de compaixão e respeito pelo seu corpo. Saúde é sobre como você se sente e vive, e não apenas sobre números.
Neste ano novo, experimente criar resoluções que te conectem com seu corpo de forma positiva. Escolha metas que sustentem seu bem-estar físico, mental e emocional, garantindo um 2025 mais saudável, equilibrado e pleno. ✨
galette
medidas caseiras: xícara de 240ml, colher de sopa de 15ml, colher de chá de 5ml
faz 6 porções
ingredientes:
creme de nozes
1 xícara de castanhas de caju cruas cozidas por 45min
¼ de xícara de nozes, deixadas de molho por pelo menos 1 hora em água quente
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de levedura nutricional (nutritional yeast)
1 colher de chá de alho desidratado ou alho moído
1 colher de chá de pasta de missô
¼ de xícara de água ou quanto baste para bater
sal e pimenta do reino à gosto
galette
1 xícara de chá de farinha de amêndoa, ou castanha de caju, ou amendoim, ou girassol ½ xícara de chá de farinha de grão de bico
½ xícara de chá de polvilho doce
1 colher de sopa de açúcar de coco
sal e pimenta do reino à gosto
¼ de xícara de chá de azeite de oliva
Quanto baste de água
1 ovo batido
recheio
Usei sobras que tinha na geladeira como alho poró, cogumelos e bacon. Basicamente tudo que você tiver na geladeira pode virar recheio - tomate seco, espinafre, azeitona, abobrinha, tomate cereja. Use a criatividade e prepare uma receita única com os ingredientes que mais gostar.
modo de preparo:
creme: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme denso. Reserve para uso posterior.
massa: em uma tigela misture todos os ingredientes e vá hidratando a massa aos poucos. Você quer que a massa seja fácil de modelar e muito maleável. Leve a geladeira por cerca de 15min para firmar. Passado o tempo, coloque-a entre dois pedaços de papel vegetal. Usando um rolo de massa (ou uma garrafa de vinho), abra-a em um círculo ou quadrado de cerca de 3-4mm de espessura, deixando-a no papel vegetal. Em seguida, coloque-a em uma assadeira, retirando o papel que cobre a massa. Faça uma camada no centro com o creme deixando algumas centímetros de borda para poder dobrar a massa. Feito isso, recheie o centro onde distribuiu o creme da maneira que desejar. Usando o papel manteiga para ajudar, dobre delicadamente as bordas da torta por cima do recheio deixando o centro à mostra. Usando um pincel de confeitaria, pincele azeite nas laterais da galette, tempere a galette com sal e pimenta e, se desejar, decore com algumas sementes. Coloque no forno, pré-aquecido à 200°C e asse por 30 minutos, até que a torta esteja crocante e levemente dourada e o recheio cozido e suculento. Se for usar bacon, doure-o na frigideira previamente.
Deixe descansar por 10 a 15 minutos antes de cortar. Sirva como desejar.
Komentarze