top of page
Foto do escritorTâmara Rolim

Natal 2024 | suas sensibilidades alimentares estão atrapalhando seu espírito natalino?

Dia 02: cracker de arroz negro


As festas de fim de ano são momentos de celebração, mas para quem tem sensibilidades alimentares, participar de grandes jantares e eventos pode ser um desafio. A boa notícia é que, com planejamento e algumas estratégias, é possível desfrutar das delícias da temporada sem prejudicar o bem-estar. Confira nossas dicas para manter a saúde e o espírito natalino em alta!

1. Conheça seus limites alimentares

O primeiro passo para se preparar para as festas é entender suas restrições alimentares. Pergunte-se quais alimentos causam desconforto? Você tolera pequenas porções ou precisa evitar completamente certos ingredientes? Por exemplo, quem segue uma dieta de baixa FODMAP sabe que algumas nozes são seguras em pequenas quantidades, enquanto grandes porções e certos tipos devem ser evitados. Definir limites claros com antecedência evita surpresas desagradáveis. Para ajudar, escreva suas metas e revise-as antes dos eventos. Compartilhar essas informações com amigos ou familiares pode ser uma forma de garantir apoio e responsabilidade.


2. Leve seu próprio prato para compartilhar

Uma maneira eficaz de garantir que você terá opções seguras na mesa é levar um prato preparado por você. Escolha algo saboroso e nutritivo, que também possa ser compartilhado com os outros. Experimente opções que temos na aba receitas aqui do blog. Além de facilitar sua escolha alimentar, levar um prato especial evita que você dependa exclusivamente do menu da festa, o que pode reduzir os riscos e o estresse.


3. Tenha sempre um lanche à mão

Se não for possível levar um prato, esteja preparado com um lanche nutritivo antes do evento. Mix de oleaginosas e sementes, como castanha-do-pará, sementes de abóbora e amêndoas, são opções práticas e ricas em nutrientes como selênio, magnésio e vitamina E, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Leve pequenas porções em saquinhos para garantir que você nunca chegue a uma festa com fome, reduzindo a chance de escolhas alimentares que possam causar desconforto.


4. Hidrate-se adequadamente

A hidratação é essencial, especialmente durante as festas. Beber água regularmente ajuda na digestão e pode aliviar os efeitos de uma eventual contaminação cruzada. Se você for consumir bebidas alcoólicas, intercale cada dose com um copo de água. Além disso, incluir água de coco ou caldos ricos em eletrólitos pode auxiliar na hidratação e na recuperação, especialmente se algum sintoma digestivo ocorrer.


5. Reinterprete tradições familiares

As tradições familiares podem ser adaptadas para atender às suas necessidades alimentares. Por exemplo, introduza uma nova sobremesa ao repertório das festas familiares. Além disso, explore formas de celebrar que não girem em torno da comida, como assistir a filmes temáticos, criar decorações ou até fazer trabalho voluntário em grupo.


6. Esteja preparado para exposições acidentais

Mesmo com planejamento, acidentes podem acontecer. Consulte um profissional de saúde para ter um "kit de emergência" com suplementos que auxiliem em casos de exposição a alimentos desencadeadores. Enzimas digestivas, carvão ativado, probióticos ou bitters digestivos são opções comuns que podem aliviar sintomas como inchaço ou desconforto.

Converse com seu médico para definir o que é mais indicado para você.


7. Comunique-se e tire dúvidas sobre o menu

Se for a uma festa pequena, converse com o anfitrião sobre suas restrições alimentares e se ofereça para levar pratos que você possa consumir. Em eventos maiores, pergunte ao responsável pelo buffet ou ao chef sobre os ingredientes utilizados. Nos casos em que for jantar em um restaurante, ligar com antecedência para revisar o menu pode ajudar a evitar imprevistos. A comunicação é sua melhor ferramenta para garantir que você terá opções seguras e saborosas.


8. Priorize o autocuidado antes e depois das festas

O cuidado com a saúde intestinal e emocional é essencial. Antes da festa, respire fundo e mantenha-se relaxado. Durante o evento, pratique a alimentação consciente, prestando atenção ao que está consumindo e como está se sentindo. Após a festa, apoie seu organismo com um chá quente de ervas como gengibre, hortelã ou alcaçuz para aliviar o sistema digestivo. Se algo não sair como planejado, lembre-se de que um deslize ocasional não compromete um ano inteiro de hábitos saudáveis.


Aproveite com equilíbrio e tranquilidade

Manter uma alimentação saudável durante as festas é totalmente possível com organização e autocuidado. Planeje suas refeições, leve opções seguras e desfrute das celebrações sem culpa. Afinal, o mais importante é compartilhar momentos especiais com as pessoas que você ama.


cracker de arroz negro

medidas caseiras: xícara de 240ml, colher de sopa de 15ml, colher de chá de 5ml

faz 6 porções


ingredientes: salada ⅓ de xícara de chá (60g) de arroz negro em grão (ou arroz vermelho)

1 xícara de chá (112g) de farinha de arroz branco

1 colher de sopa (10g) de polvilho doce 2 colheres de sopa (30ml) de azeite de oliva

1 pitada de sal para a massa e extra para polvilhar

Água para dar ponto na massa

Sementes para decorar (usei gergelim, linhaça e girassol)


modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Processe o arroz negro no liquidificador até obter uma farinha fina. Transfira para uma tigela e junte a farinha de arroz, o polvilho, o azeite, sal e misture bem. Feito isso, vá incorporando água aos poucos até obter uma massa maleável e fácil de trabalhar. Eu precisei de pouco mais que 200ml de água.

Com a massa pronta, separe em 4 porções iguais e abra parte por parte sobre um tapete de silicone. Use um rolo de massa para abri-la até que fique superfina, com a espessura um pouco mais grossa que uma folha de papel. Decore a massa com as sementes e polvilhe com sal. Leve ao forno por cerca de 6-10min ou até que os biscoitos comecem a ficar crocantes e enrolar nas bordas. Retire delicadamente do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Repita o mesmo com o restante da massa. Quando toda massa estiver assada e totalmente fria, quebre em pedaços menores e sirva com pastinhas na sua festa.

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page