Se você já ouviu falar em nutritional yeast ou levedura nutricional e quer saber mais, esse post é para você. Abaixo você encontrará tudo o que precisa saber sobre esse saboroso complemento aos alimentos: o que é, por que faz bem e como usá-lo.
O que é levedura nutricional?
Pertence a família dos fungos e é uma forma desativada de uma cepa de levedura conhecida como Saccharomyces cerevisiae . Normalmente é cultivado a partir de cana-de-açúcar, beterraba, melaço ou outro meio de carboidrato. Depois do processo de fermentação, é colhido e seco. Esse processo desativa a levedura, interrompendo seu crescimento e disponibilizando os nutrientes. Em seguida, é transformado em flocos, grânulos e pó para ser comercializado.
O fermento nutricional deriva da mesma cepa de leveduras da cerveja e do fermento para pão, mas é bem diferente quanto a função, aroma e sabor. As leveduras de cerveja e o fermento para pão estão vivos, mas adormecidos, enquanto a versão nutricional está inativa e sem capacidade de fermentação. Além disso, a levedura de cerveja tem um sabor amargo, enquanto a levedura nutricional tem um sabor agradável e muito semelhante ao de queijo.
Por ser salgada, rica em umami e não láctea tornou a levedura nutricional incrivelmente popular entre vegetarianos, veganos e pessoas com intolerância a laticínios que procuram um tempero saudável e uma alternativa ao queijo real. O processo de "cultivo" do Nutricional Yeast permite a produção de suas próprias vitaminas e minerais, veja abaixo!
Benefícios da levedura nutricional
Confira o que você obterá em uma porção de 5 gramas (cerca de 1 colher de sopa):
20 calorias
2g de proteína
1g de fibra
2mg de cálcio
88mg de potássio
70mcg de selênio
0,9mg de zinco
3,95 mg de tiamina (vitamina B1)
3,23mg de riboflavina (vitamina B2)
15,31mg de niacina (vitamina B3)
3mg de ácido pantotênico (vitamina B5)
2,8mg de piridoxina (vitamina B6)
2,4mcg de vitamina B12 (100% da ingestão diária)
Veja aqui 5 benefícios do Nutritional Yeast
1. Ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável
A levedura nutricional ajuda a tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável, uma alteração digestiva que causa gases, diarreia, prisão de ventre, e dor abdominal. Isso porque a levedura nutricional atua como prebiótico, mantendo a saúde da flora intestinal, melhorando o funcionamento do intestino, além de prevenir e aliviar os sintomas dessa doença.
2. Reforça o sistema imune
Fortalece o sistema imunológico não só pela atuação da betaglucana, mas também pela presença das vitaminas do complexo B e importantes minerais que ajudam na resposta do sistema imune, como zinco e selênio.
3. Ação antioxidante
É uma boa fonte de glutationa, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento, doenças crônicas e a proteger o organismo do estresse oxidativo.
4. Levedura rica em betaglucana
Uma das características da Saccharomyces cerevisiae é que a levedura é fonte de betaglucana, um tipo específico de fibra que é reconhecida pelos receptores das células do nosso sistema de defesa. Ao se conectar às células do sistema imune, o polissacarídeo estimula ações antimicrobianas e contribui para o fortalecimento da imunidade. Ainda, a betaglucana ajuda a regular a glicemia e o colesterol e pode ser encontrada em fungos e outros cereais, além da levedura.
5. Não tem efeito negativo sobre a glicemia
O fermento nutricional é um alimento de baixo índice glicêmico, por isso não aumenta os níveis de açúcar no sangue.
Como usar levedura nutricional
O sabor salgado e saboroso combinam bem com lanches e até pratos principais. Aqui estão algumas dicas de como usá-lo:
Polvilhe na pipoca
Experimente na sua massa favorita
Use no chips de couve ou de vegetais
Acrescente aos ovos mexidos ou omelete
Sirva com sopa
Faça um saboroso molho para salada
Prepare risotos
Use em massas de biscoitos ou tortas salgadas
A composição da levedura nutricional faz dela um alimento nutritivo e com benefícios que impactam na saúde. Acrescente esse alimento ao seu hábito diário e melhore a sua saúde.