Durante muito tempo tive estagiárias de Nutrição me auxiliando nas aulas de culinária e no dia-a-dia do consultório quando eu atendia (Novidade: voltei a atender). A Mariana Obeid foi uma das estudantes de Nutrição que fizeram parte da minha equipe por um bom período. Hoje ela já está formada, já atua na área tem alguns anos e começou uma jornada de 3 meses seguindo a dieta vegana. Fiquei encantada com a sua determinação e ofereci os serviços do Cozinha Personalizada para que ela aprendesse algumas receitas e pudesse se alimentar melhor. Mesmo sendo Nutricionista, muitas dúvidas podem surgir na hora de preparar uma refeição vegana. Ela me passou que pratos gostaria de aprender e juntas preparamos um cardápio com as guloseimas que eu a ensinaria.
Um dos pedidos da Mari, era aprender a fazer pão de queijo, que ela ama, mas hoje já não poderia comer. E partimos dessa receita para começar a nossa aula. Rolou até vídeo que está no seu IGTV, no instagram.
INGREDIENTES:
2 mandioquinhas (batata baroa) cozidas e amassadas - deixe cozinhar até quase desmanchar
1 xícaras de chá de polvilho azedo
1 xícaras de chá de polvilho doce
½ xícara de chá de óleo de girassol
1 xícara de chá de água ou até dar o ponto
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de nutritional yeast
1 colher de chá de cúrcuma em pó
½ colher de chá de páprica doce
MODO DE PREPARO:
Em uma vasilha misture os polvilhos, sal, a linhaça, nutritional yeast, cúrcuma e páprica. Em seguida, coloque a mandioquinha e misture bem até formar uma farofa com pedaços grandes. Acrescente o azeite na mistura e incorpore bem. Feito isso, despeje a água aos poucos até obter uma massa bem homogênea, pegajosa e bem úmida. Enrole a massa como pão de queijo e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Asse por 20 min ou até que os pãezinhos estejam dourados e com aparência de crocantes.
UM POUCO SOBRE NUTRITIONAL YEAST
Nutritional Yeast é uma levedura nutricional não fermentável, usado como um alimento básico em dietas plant based, devido ao seu sabor de queijo, versatilidade, grandes quantidades de vitaminas do complexo B e teor de proteína. Ao mesmo tempo, pessoas com intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca têm se beneficiado desse produto por ele não conter leites ou derivados e conferir um gosto suave de queijo às preparações. Você pode encontrar em diversas lojas de produtos naturais na sua cidade ou comprar online. Ele é comercializado em pó ou flocado (verão que prefiro) e pode ser acrescentado à diversos tipos de preparação. Sopas, cremes, purês, biscoitos, pães, panquecas salgadas, molhos e o que mais sua imaginação mandar. Cerca de 2 ou 3 colheres de sopa já dão um gostinho especial de queijo a qualquer preparação.
Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br
Comentários